O Universo é mesmo incrível e conspira a nosso favor.

Hoje eu acordei com uma necessidade de entregar e confiar. Nem sempre as coisas saem como planejadas e isso pode desestabilizar-nos. Precisamos confiar. Ou precisamos ter fé. Ou os dois?

Vi rapidamente na internet a diferença e bateu com o que me faz sentido: fé é incontestável, confiança depende de um cenário construído, variáveis que devem ser levadas em conta.

Quando fazemos nosso melhor, precisamos confiar que colheremos os frutos. Quando há dúvidas quanto ao processo, tendemos a não confiar. E tudo bem.

Dizemos que moldados nossas vidas a partir de nosso sistema de crenças, ou seja, se acreditamos que podemos, podemos. Se achamos que não podemos, não podemos.

Ao racionalizar uma situação, no entanto, percebi que estava sem confiança, porque as variáveis não eram favoráveis. Em seguida, resolvi que deveria entregar e ter fé, aquela fé que tudo vai dar certo. Aquela fé que algumas pessoas taxam de “positivismo”, “pollyana”… a fé de que as coisas vão dar certo, de que nascemos pra ser felizes.

Essa minha fé eu uso quando eu não tenho saída, quando todas as probabilidades apontam pro fracasso. Eu não posso me deixar me abater, eu procuro essa fé. Pode ser até uma forma de “cegar”, mas cada um escolhe a forma que quer ver o mundo: sofrendo a cada obstáculo ou entregando com fé.

Fé não está ligada à religião, não. Nem precisa estar ligada à espiritualidade, pois uma pessoa pode confiar tanto em si, por exemplo, que simplesmente sabe que nasceu pra ser feliz e faz isso a vida toda.

Eu não conheço ninguém que não tenha traumas e sentimentos reprimidos pra poder confiar tanto assim em si, de forma autêntica (não falsa, veja bem).

Por essa razão, damos nomes para essa energia, para algo além de nós, que seria Deus, força criadora, Universo, criador de tudo que há, etc.

Algumas pessoas falam que essa força está acima de nós, externamente, e outras seguem a linha de que essa força mora dentro de nós, no nosso coração. Eu sigo essa segunda linha, mas acredito que a natureza e tudo mais também é. Tudo é Energia, tudo é amor!

A minha conclusão é que eu devo fazer meu melhor, sempre, pra não precisar usar dessa fé. Mas, quando as coisas não parecerem bem, quando não dá mais pra confiar tenho fé que o universo conspira ao meu, ao nosso, favor.

Quando eu estava refletindo sobre isso, sobre eu precisar ter fé em momentos assim, coloquei meu fone e tava na música O Universo Todo Conspira a nosso favor, do Forfun com Charlie Brown Jr ( <3 ).

No último show do Forfun ano passado, assim que eu entrei na casa, essa música começou a tocar na discotecagem. Agradeci e senti como um presente. Eles só entraram depois de um bom tempo.

Venho aqui compartilhar a letra e o vídeo, fazendo umas considerações:

O universo inteiro conspira a nosso favor 

Forfun e Charlie Brown Jr 

Meus olhos hoje brilham mais
O mundo roda e tudo muda num instante
Procure a luz que vai te libertar

(Eu entendo que ele começa dizendo sobre os olhos brilharem porque ele encontrou a luz que o libertou, ele estaria dando um primeiro conselho. O que seria essa luz, veremos em seguida. Mas, de fato, o mundo vai girando e colocando as coisas como são, no Universo está funcionando a lei da atração e o que pensamos, falamos e/ou intencionamos, volta pra nós. Se encontramos essa luz, volta luz, de emanarmos sombras vem sombra)

Eu vejo aprendo e sou capaz
De transformar o medo em algo irrelevante
Sem grades pra me aprisionar

(A confiança de que qualquer ser humano pode aprender e é rapaz de realizar é fundamental para nosso desenvolvimento. No entanto, por conta de traumas, crenças limitantes e tantas outras variáveis nos dificulta ter essa confiança. Eu falo por mim mesma porque sou gêmea e meu irmão sempre teve melhor desempenho que eu na escola, eu cheguei a repetir de ano e ele só tirava 10. Por muitos anos tive consequência dessa situação que foi desafiadora pra mim. Hoje já trabalhei muito esse aspecto em mim, mas ainda tenho crenças em relação a isso. Não estou culpando ninguém, talvez o sistema de ensino, mas não coloco a responsabilidade em ninguém além de mim. Sou eu quem tenho que resolver essa questão. Quando estamos confiantes em nós, quando já estamos no processo de desconstrução de crenças, conseguimos nos conectar com a energia do amor incondicional onde o medo é acolhido com amor, mas transmutado em algo irrelevante. Quanto menos crenças limitantes temos, mais podemos alcançar todo nosso potencial.)

Meus olhos hoje brilham mais
Aquele beijo vindo intenso como antes,
da luz que pode libertar

(Essa luz pode ser o amor?)

Eu vejo penso e sou capaz
De viajar no mundo todo num instante
Sem apegos pra me ancorar

(Quando conseguimos ver a vida com um pouco mais de “criatividade” e imaginar que é mais do que parece, temos a compreensão de que tudo está conectado e é uma coisa só, então não há necessidade de apego, pois todos já estão juntos. Tudo é uma coisa só. Mas quando nós apegamos, criamos medos. Ou por termos medo nos apegamos. O ‘viajar o mundo todo num instante’, pra mim, remete a ter a compreensão de que tudo está interligado, que fazemos parte de algo maior e, consequentemente, estamos em todos os lugares.)

Então dorme anjo
Meu pensamento voa livre, leve e solto, louco
O universo inteiro conspira a nosso favor

(Não precisamos perder nosso sono com preocupações bobas. Vejo assim: como tudo é impermanente, tudo tende a acabar um dia, mesmo com a consciência de estar aqui esse período de tempo [28 eu], não podemos nos apega a nada se não queremos abrir mão, porque nada ficará nesse formato que estamos vendo agora. As coisas mudam de forma, a energia fica, mas se transforma em outra coisa. Nesse sentido, falta o que pra confiar que o universo conspira ao nosso favor?)

A natureza sempre traz
Todas as formas pra se atingir o estado
Os tormentos não vão te alcançar
E nada é mais eficaz que o pensamento positivo amplificado
Sem anseios pra te aprisionar

(Nem vou entrar em detalhes sobre a possibilidade de que eles estejam falando de que a natureza fez a erva e a erva ajuda na conexão dos autores com a espiritualidade. Falando de natureza de uma forma geral, ela por si só já contém esse poder de cura e conexão. Não por acaso usamoa a natureza pra curar. Mesmo que em momentos ruins, passando por tormentas, seguir com pensamentos positivos mais presentes do que os negativos ajuda a passar pela tempestade ilesa. As coisas ruins acontecem, mas a forma que lidamos com elas que muda nosso estado geral. Sem medo, somos espíritos livres. Precisamos encarar nossos medos, sim, diariamente, sempre que aparecerem, mas não podemos deixar que esses sentimentos nos consumam. Precisamos ir fundo dentro de nós e resolver todas as questões. Por isso terapia é tão importante pra qualquer pessoa.)
Se você observar o mar
Vai ver que a vida é mutante como a cidade
Ninguém pode nos rotular

(Tudo é impermanente e tudo muda o tempo todo. “Nós não podemos nunca entrar no mesmo rio, pois como as águas, nós mesmos já somos outros” [Heráclito de Efeso]. Se eu sou tão diferente de ontem, como posso ser rotulada de algo? Sou orgânica.)

Perder, ganhar, deixar rolar
Intensidade agora em algo novo
A vida tem que se renovar

(Precisamos lidar com perdas, assim como ganhos. Precisamos viver, deixar acontecer. Desapegar pra que a vida seja renovada com o que tiver que ser. Se algo ainda nos é útil, mantemos a cada renovação. Eu, como mulher, posso dizer que deixo pra trás várias coisas que não me servem mais a cada ciclo mensal, fora os ciclos maiores, o ano novo que acabou de acontecer, estações do ano e outros tantos tipos. Precisamos confiar, levar o que nos é bom e lagar o que nos é útil ainda.)

Então dorme anjo não vale a pena preocupar-se por tão pouco
O universo inteiro conspira a nosso favor

( ♡♡♡ a luz que liberta é confiar no universo, cada um tem sua forma e o direito de acreditar no que faz sentido pra si ♡♡♡)

Concluindo…

Precisamos confiar e entregar, se não conseguirmos, é bom que tenhamos fé em algo que nos faz sentido, pra pelo menos ter em algo pra ter fé. A esperança é a última que deve morrer.

Confiança e fé
http://textosdemetafisica.blogspot.com.br/2015/06/diferenca-entre-fe-e-confianca.html